Artigo de HE Haitham Al Ghais, secretário-geral da Opep
Em uma entrevista ao jornal The National, em 8 de julho de 2026, ao comentar a situação do Estreito de Ormuz, Fatih Birol, diretor-executivo da Agência Internacional de Energia (IEA), afirmou que os exportadores de petróleo do Golfo “precisam recuperar sua reputação como exportadores confiáveis”.
Essa descrição dos produtores representa um julgamento de valor. Segundo Birol, os produtores do Golfo já não seriam fornecedores de petróleo confiáveis. É uma declaração que rende uma manchete fácil, mas apresenta diversas fragilidades.
A Opep não ignora os desafios relacionados à reabertura completa do Estreito de Ormuz. No entanto, outros também não deveriam desconsiderar o contexto histórico e as evidências com base em retórica e declarações generalistas. Essa perspectiva é importante.
Durante décadas, o Estreito de Ormuz foi uma rota marítima vital para o comércio global, enquanto os produtores de petróleo do Golfo ligados à Opep atuaram como fornecedores confiáveis de petróleo e derivados aos consumidores. Eles forneceram petróleo bruto e produtos refinados durante diversas crises globais e regionais, inclusive em alguns dos acontecimentos mais turbulentos dos séculos 20 e 21.
Isso também pode ser observado nos elevados investimentos realizados pelos produtores da região em capacidade de produção, refinarias, terminais de exportação, oleodutos e estruturas de armazenamento, com o objetivo de garantir que o petróleo bruto chegasse de forma confiável aos mercados globais.
Os produtores da região também mantiveram capacidade ociosa de produção, arcando com os custos dessa estratégia, que foi utilizada em momentos de crises anteriores. Essa capacidade adicional se mostrou particularmente benéfica para os consumidores.
A confiabilidade desses produtores também se reflete nos padrões comerciais que fizeram do Estreito de Ormuz uma rota tão importante. Sugerir que esse histórico foi fundamentalmente comprometido por uma única crise, que ainda está em andamento, significa julgar décadas de desempenho com base em uma turbulência de curto prazo.
De fato, muitos desses produtores estiveram na linha de frente na busca ativa por soluções destinadas a reforçar a segurança do abastecimento. A avaliação sobre a confiabilidade de um país como fornecedor deveria considerar seu desempenho como um todo, respaldado por evidências concretas e décadas de dados.
Por exemplo, o status da Europa como potência industrial não poderia ser avaliado exclusivamente pela destruição de sua base manufatureira durante a Segunda Guerra Mundial.
Também é importante retratar com precisão a natureza da atual interrupção. A crise surgiu de um conflito militar e de seus impactos sobre uma rota marítima de transporte. Trata-se de uma vulnerabilidade de todo o sistema, e não de uma evidência de que os produtores tenham deixado de cumprir seus contratos.
Uma avaliação adequada da segurança energética deveria se concentrar nas condições de segurança em torno dessa importante rota marítima, em vez de destacar os produtores e afirmar que eles precisam “reparar sua reputação”.
Organizações internacionais e intergovernamentais deveriam atuar como uma ponte entre produtores e consumidores, oferecendo referências comuns e análises compartilhadas. Esse papel de mediação é difícil de conciliar com julgamentos públicos sobre “confiança” feitos em entrevistas à imprensa.
A narrativa de confiança apresentada por Birol também é construída quase inteiramente a partir da perspectiva dos consumidores, apesar de uma análise robusta exigir uma visão abrangente. Embora as preocupações dos compradores sejam reais, os produtores também têm um interesse fundamental na estabilidade.
Colocar em dúvida a confiabilidade dos produtores apenas alguns meses após o início de uma crise provocada pelo fechamento temporário de uma rota marítima não beneficia ninguém. Isso também pode ter consequências concretas, especialmente caso afete os investimentos.
O Estreito de Ormuz continua sendo importante, e ninguém deveria questionar a confiabilidade dos produtores do Golfo. Na verdade, a IEA deveria considerá-los parceiros ativos na busca por uma solução segura para a crise, e não partes que precisam “reconstruir a confiança”.


Deixe um comentário